Durante o final de semana, a Operação Sílere, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), realizou 242 vistorias em diversos bairros de Salvador. O objetivo era combater a poluição sonora e garantir o cumprimento da Lei 5354/98, que estabelece limites de decibéis e horários para emissões sonoras. No total, 12 equipamentos de som foram apreendidos em localidades como Tancredo Neves, Pituba, Sete de Abril, Jardim Apipema e Matatu, que apresentaram os maiores índices de perturbação sonora.
A coordenadora de Poluição Sonora da Sedur, Márcia Cardim, destacou que os veículos automotores são as principais fontes de ruídos, mas também houve ocorrências relacionadas a estabelecimentos comerciais e caixas de som em áreas públicas. Segundo ela, toda atividade sonora na cidade requer autorização, e quem descumpre a lei pode ter seus equipamentos apreendidos. A Operação Sílere, que ocorre há mais de 12 anos, conta com o apoio das polícias militar e civil, além da Transalvador, e é baseada em denúncias da população.
A legislação municipal estabelece níveis máximos de ruído em diferentes horários do dia, com limites de 60 dB entre 22h e 7h, e de 70 dB entre 7h e 22h. Os agentes de fiscalização utilizam decibelímetros para realizar as medições. Quando ocorre uma apreensão, os equipamentos sonoros são levados para um depósito, e o proprietário tem até 90 dias para reivindicá-los mediante o pagamento de multa. Caso não haja retirada, os itens podem ser leiloados, doados ou destruídos.
Este ano, foram registradas 4,3 mil denúncias relacionadas à poluição sonora em Salvador, resultando em 3,9 mil vistorias e na apreensão de 199 equipamentos. Os bairros mais denunciados foram Rio Vermelho, Pituba e Itapuã, todos conhecidos por sua vida noturna agitada e grande quantidade de estabelecimentos comerciais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




