O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) emitiu um comunicado através de sua Corregedoria-Geral, alertando a população sobre um estabelecimento autointitulado como “cartório”, localizado na Avenida Tiradentes, próximo a uma Lotérica e a uma antiga garagem de ônibus no Centro de Vila de Abrantes, em Camaçari. O uso indevido desse termo configura prática de publicidade enganosa, infringindo o Código de Defesa do Consumidor.
Um processo está em andamento para tomar as medidas cabíveis em relação a esse estabelecimento irregular, que não possui qualquer ligação com o TJBA. O Ministério Público e o PROCON foram notificados para adotarem as providências necessárias. Vale ressaltar que o referido empreendimento não é um cartório e, portanto, não está autorizado a realizar atos notariais e registrais, tampouco cobrar emolumentos por eles.
Os serviços cartoriais devem ser prestados de acordo com a legislação vigente, por profissionais institucionalizados através de concursos públicos de provas e títulos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




