Durante sua visita a São Paulo, o presidente da França, Emmanuel Macron, fez críticas contundentes ao acordo em negociação entre o Mercosul e a União Europeia. Após uma série de reuniões com empresários e ministros brasileiros, Macron afirmou que o acordo atual, negociado ao longo de mais de duas décadas, precisa ser completamente reavaliado e reconstruído a partir do zero. O presidente francês destacou a ausência de atualizações no acordo ao longo do tempo, especialmente em questões como o clima, e enfatizou a necessidade de um novo acordo mais abrangente e responsável, considerando temas como o meio ambiente e a reciprocidade entre os países.
Macron participou do Fórum Econômico Brasil-França na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), como parte de sua agenda na cidade. Este evento marca o início de seus compromissos em São Paulo, após sua participação em um evento no Rio de Janeiro mais cedo no mesmo dia. Ele está previsto para se encontrar novamente com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, no dia seguinte.
O posicionamento de Macron contradiz a postura do governo brasileiro, que defende o acordo entre os blocos. Tanto o vice-presidente, Geraldo Alckmin, quanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, haviam defendido o acordo anteriormente. Macron, por sua vez, transmitiu uma mensagem aos empresários brasileiros, enfatizando a confiança das empresas francesas no Brasil e incentivando as empresas brasileiras a investirem mais na França. Ele também destacou uma agenda comum para enfrentar desafios e realizar transições energéticas.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




