A Comissão Europeia deu início ao registro alfandegário das importações chinesas de veículos elétricos (VE) nesta quinta-feira (07/03/2024), sinalizando a possibilidade de aplicação de tarifas, conforme revelado em um documento de investigação datado de terça-feira (05/03). A investigação, que visa determinar se os produtores europeus estão sendo prejudicados por subsídios chineses, poderia resultar na imposição de tarifas caso se conclua que subsídios injustos estão sendo concedidos.
De acordo com o documento citado pela agência britânica Reuters na quarta-feira (06/03), a Comissão Europeia afirma possuir “provas suficientes” de que os veículos elétricos chineses estão sendo subsidiados, e observa um aumento de 14% nas importações desde o lançamento formal da investigação em outubro. A Comissão alertou para os possíveis danos irreparáveis aos produtores da União Europeia se as importações chinesas continuarem a crescer antes da conclusão da investigação.
A investigação, prevista para ser concluída até novembro, pode resultar na imposição de tarifas provisórias já em julho. Enquanto isso, a Câmara de Comércio da China na União Europeia expressou desapontamento com a medida, argumentando que o aumento das importações reflete a crescente demanda europeia por veículos elétricos.
*Com informações da Sputnik Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




