Na majestosa Sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa Francisco, ao concluir a audiência geral, prestou homenagem à triste continuidade do sofrimento humano causado por guerras. Ele conectou duas eras marcadas por conflitos, lembrando não apenas as guerras mundiais, mas também os atuais conflitos fragmentados que dilaceram a humanidade.
No ensejo do Dia Nacional das Vítimas Civis de Guerra, celebrado na Itália na sexta-feira (01/02/2024), Francisco estendeu suas preces à memória dos que tombaram nas batalhas passadas e aos numerosos civis, indefesos diante dos conflitos que ainda tingem o planeta de sangue, especialmente nos territórios assolados do Oriente Médio e da Ucrânia.
Enquanto pede a paz ao Senhor, caracterizando-O como aquele que é sempre manso e não cruel, o Papa não deixa de lado a dura realidade dos dias atuais. Notícias dramáticas de bombardeios em Gaza e conflitos na Ucrânia permeiam sua fala, expondo a cruel face da guerra.
Francisco expressa seu desejo ardente de que o “grito de dor” das vítimas alcance os corações dos líderes mundiais, incitando-os a conceberem projetos concretos de paz. Fora do texto preparado, o Pontífice reflete sobre a imensa crueldade evidenciada nos relatos recentes de conflitos, conclamando novamente a busca por uma paz que não seja cruel.
Antes de concluir suas palavras, o Papa também recordou a memória litúrgica de Dom Bosco, destacando o compromisso do sacerdote fundador dos salesianos com a educação, cuidado e acolhimento dos jovens.
* Com informações da Vatican News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




