No universo da arquitetura de lazer, a tendência crescente é a busca pela harmonia entre piscina e natureza, integrando o equipamento ao ambiente ao redor. Piscinas inseridas em paisagens de mar, florestas, montanhas e rios tornam-se cada vez mais comuns em residências e empreendimentos como hotéis e resorts. Contudo, o sucesso desse tipo de projeto reside na habilidade de coexistir de maneira equilibrada com a natureza circundante.
A premissa fundamental é que a paisagem natural assuma o papel de protagonista, enquanto a piscina se transforma em um complemento visual, evitando se tornar o elemento principal. Muitos arquitetos optam por piscinas com borda infinita para garantir uma presença minimalista e não invasiva. O arquiteto Sérgio Ferreira destaca a importância do respeito ao espaço, visando proporcionar um descanso visual que recarregue as energias.
A integração da piscina ao ambiente natural é aprimorada pelo uso de materiais como pedras e madeiras, que estabelecem uma conexão visual e tátil com a natureza circundante. No entanto, é crucial considerar a região específica ao elaborar o projeto, ajustando-o para ser menos invasivo e harmonizar naturalmente com a fauna, flora e formações geológicas locais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




