O Afoxé Filhas de Gandhy, pioneiro bloco de mulheres afoxé na Bahia, celebra seus 45 anos de história com a revelação do tema “Mulheres de Terreiro, Detentoras do Sagrado” para o Carnaval de Salvador em 2024. Fundado em 1979, o bloco apresentou sua programação em um evento no Pelourinho, reunindo autoridades e imprensa. A presidente, Glicéria Vasconcelos, e a coordenadora do Carnaval, Silvana Magda, compartilharam detalhes da iniciativa que destaca a identidade africana, enaltecendo o ritmo ijexá, suas danças, repertório e figurinos.
A programação inclui desfiles nos circuitos Batatinha e Dodó, ocorrendo no sábado (10/01/2024) e segunda-feira (12/01) respectivamente, além de um Esquenta Percussivo no sábado (10/02) de. O bloco, que conta com o patrocínio do Conselho Nacional do SESI e do Governo do Estado, promete levar sua tradição com as cores azul e branco, turbantes, adereços e alas de baianas, enfatizando a cultura afro-brasileira e a igualdade de gênero no contexto festivo.
A presidente, Glicéria Vasconcelos, destaca o papel da entidade como agente de resistência cultural e social, ressaltando a relevância das mulheres na preservação das religiões de matriz africanas. O Afoxé Filhas de Gandhy reúne mulheres de diversas esferas sociais, destacando-se como uma celebração cultural e uma afirmação da população negra baiana.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




