Na tarde desta quarta-feira (10/01/2024), o prefeito Bruno Reis inaugurou a tão aguardada Galeria Mercado, localizada no subsolo do icônico Mercado Modelo, um dos principais pontos turísticos de Salvador. Após 15 anos de inatividade, o subsolo foi revitalizado durante três semanas como parte do amplo projeto de requalificação do Mercado Modelo conduzido pela Prefeitura. A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho.
A Galeria Mercado se destaca por abrigar uma exposição permanente que narra a história do Mercado Modelo, apresentando obras dos renomados artistas plásticos soteropolitanos Rubem Valentim, Mário Cravo Jr. e Vinícius S.A. Representando diferentes gerações da arte local, esses artistas contribuem para a riqueza cultural e histórica da cidade. A visitação gratuita ao espaço já está disponível a de sexta-feira (12), funcionando de terça a domingo, das 10h às 14h, com uma capacidade inicial de até 200 pessoas por dia.
A Galeria também abriga a exposição fixa “Lágrimas” de Vinicius S.A., uma obra que já percorreu mais de dez cidades brasileiras, além de Las Vegas, nos Estados Unidos, e Frankfurt, na Alemanha. Com 15 mil lâmpadas suspensas, a instalação não só integra a visão icônica que as pessoas têm sobre Salvador, mas também desempenha um papel significativo na ressignificação do subsolo do Mercado Modelo.
O prefeito Bruno Reis enfatizou a importância dessa iniciativa como parte dos esforços da Prefeitura em oferecer experiências culturais enriquecedoras para turistas e residentes. O espaço é também uma homenagem aos artistas locais, como Mário Cravo Jr. e Rubem Valentim, além de proporcionar uma experiência única com a instalação “Lágrimas” de Vinicius S.A. A curadora de arte, Thaís Darzé, recebeu elogios pelo trabalho realizado, destacando a renovação artística e cultural que a cidade de Salvador está vivenciando.
O projeto da Galeria Mercado não apenas destaca a arte contemporânea, mas também preserva a história do Mercado Modelo, contando com uma linha do tempo ilustrada por imagens restauradas que remontam a 1860. Além disso, a galeria expõe esculturas sacras, encontradas durante as obras de requalificação, como uma de Nossa Senhora da Conceição e outra de São José. Ambas agora fazem parte da rica narrativa cultural e artística do subsolo do Mercado Modelo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




