No coração do Centro Antigo de Salvador, a Ladeira da Preguiça se prepara para receber, no próximo (03/02/2024) às 9h, o Banho de Mar a Fantasia 2024, uma festa de carnaval de rua com 90 anos de tradição. Este ano, o cortejo pré-carnavalesco promete mais do que uma celebração festiva; ele trará consigo reflexões sobre o direito à cidade sob o tema “Se a Cidade Fosse Nossa”.
Com uma estimativa de público de cerca de 60 mil pessoas, o evento contará com um palco fixo que abrigará diversas atrações musicais, destacando a pluralidade de ritmos que compõem a rica tapeçaria cultural de Salvador. Entre os gêneros presentes, destacam-se reggae, samba, samba reggae, afoxé e pogotrap, oferecendo aos foliões uma experiência diversificada e inclusiva.
O Banho de Mar a Fantasia não é apenas uma festa, mas um manifesto carnavalesco que vai além do entretenimento. Nilma Santos, coordenadora de Comunicação do Centro Cultural Que Ladeira É Essa?, ressalta que o evento busca festejar pacificamente em prol da igualdade de direitos e oportunidades, gerando renda para as comunidades locais e promovendo a cultura popular e o turismo na região.
Uma das novidades marcantes deste ano é a participação do bloco Filhos de Gandhy, que levará o tapete branco da paz para as ruas, abrindo o cortejo e reforçando a importância do tema proposto. Ademário Costa, diretor de Relações Institucionais dos Filhos de Gandhy, destaca a defesa do direito à cidade para todos como uma bandeira fundamental.
A programação ainda reserva espaço para a exposição fotográfica “Mãe Stella de Oxóssi – Retratos de Kayodè”, do fotógrafo italiano Antonello Veneri, que estará em exibição nas fachadas dos casarões na Ladeira da Preguiça de domingo (04/02) a quarta-feira (14/02).
O cortejo, saindo da Ladeira Preguiça e passando por importantes vias da cidade, contará com a participação de artistas como Muzenza do Reggae, Síbí Dúdú, Charanga Unirson, entre outros. Além das apresentações, haverá um workshop DNA do Samba Reggae para crianças e a presença de DJs e bandas renomadas, como Dj Libre Ana, In9 Som, Guiga de Ogum, Marcia Castro, Ministereo Publico Sistema de Som e Àttoxxaá.
O Banho de Mar a Fantasia, realizado pelo Centro Cultural Que Ladeira É Essa?, conta com a produção da DusDois Produção Cultural e Comunicação Visual, coprodução do Afoxé Filhos de Gandhy, Motirô Bahia, e apoio institucional de entidades como a Prefeitura de Salvador, Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, Coletivo Resistência Preta, Olojá Filmes, TVE, Rádio Educadora FM, além de patrocínios da Secretaria Estadual de Cultura, Sufotur e Setre.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




