A experiência de médicos ao assumirem o papel de pacientes revela nuances interessantes sobre suas percepções e expectativas em relação ao sistema de saúde. Segundo uma pesquisa exclusiva realizada pelo Medscape, 1.089 médicos de mais de 16 especialidades no Brasil foram entrevistados entre abril e julho de 2023, proporcionando uma visão abrangente dessa experiência singular.
A pesquisa apontou que 77% dos médicos sentem-se mais propensos a recusar opções terapêuticas devido à sua formação profissional. Surpreendentemente, 63% admitiram já ter questionado decisões de tratamento feitas por colegas médicos, muitas vezes fundamentados na crença de que novos medicamentos nem sempre representam melhorias em relação às opções já existentes.
O levantamento também destaca que 8 em cada 10 médicos sentem-se seguros ao aceitar medicamentos prescritos por outros profissionais, confiando em seu discernimento clínico. No entanto, 74% desses médicos expressaram a intenção de fazer mais perguntas sobre prescrições, evidenciando uma abordagem cautelosa, mesmo diante da confiança mútua.
A pesquisa revelou que 98% dos médicos consideram-se mais conscientes dos riscos associados a certos medicamentos em comparação com pacientes não médicos. A familiaridade com detalhes clínicos, no entanto, gera ansiedade, conforme admitiram 74% dos entrevistados, especialmente quando confrontados com situações de risco.
A experiência pessoal como paciente impactou significativamente a empatia dos médicos, com 76% indicando que essa vivência os tornou mais compassivos em relação aos próprios pacientes. Além disso, metade dos médicos entrevistados afirmou que a condição de paciente influenciou significativamente em sua prática profissional.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




