Em uma ação inédita, o Governo Federal apresentou na terça-feira (24/10/2023) o programa Saúde com Ciência, uma iniciativa de defesa da vacinação e combate à desinformação. O programa visa recuperar as altas taxas de cobertura vacinal no Brasil, que tiveram um declínio nos últimos dois anos, em grande parte devido à disseminação de informações falsas que afetaram a adesão da população às campanhas de imunização.
A estratégia interministerial é liderada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República e pelo Ministério da Saúde, em colaboração com os ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Ciência e Tecnologia e Inovação, e com a participação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Advocacia-Geral da União (AGU), garantindo a atuação conjunta em várias frentes.
O programa Saúde com Ciência é baseado em cinco pilares: cooperação, comunicação estratégica, capacitação, análise e responsabilização. Ele também prevê ações para identificar e combater a desinformação, promovendo informações confiáveis e atuando preventivamente contra os efeitos negativos da desinformação em saúde.
Uma das iniciativas do programa é o acompanhamento e análise de fontes de disseminação de informações falsas na internet, com o objetivo de desenvolver estratégias para reduzir o impacto negativo dessas informações na confiança da população nas vacinas. Alertas e análises de desinformação serão disponibilizados no portal Saúde com Ciência, nas redes sociais do Governo Federal e em plataformas de mensagens como o WhatsApp. Isso permitirá que a população acesse informações confiáveis sobre vacinação e compartilhe-as, criando uma rede de informações confiáveis.
Além disso, o programa disponibiliza um formulário para que as pessoas possam enviar informações duvidosas, permitindo que a equipe do Ministério da Saúde responda por meio de seus canais oficiais. O site também fornece orientações sobre como denunciar conteúdos enganosos nas plataformas digitais, contribuindo para reduzir sua disseminação na internet.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




