A ascensão meteórica do yuan chinês no cenário internacional atingiu um marco significativo no mês de setembro de 2023. Segundo análises do SWIFT (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication), a cota do yuan nas transações comerciais atingiu um impressionante recorde de 5,8%, ultrapassando o euro e solidificando sua posição como a segunda moeda mais relevante no comércio global. Embora o dólar ainda reine como a principal moeda de negociação, mantendo uma cota de 84,15%, sua presença tem declinado consistentemente desde dezembro do ano passado, algo não visto desde 2018.
O yuan, com um aumento de um ponto percentual em sua cota durante o mês de setembro, atingiu esse notável marco, consolidando sua posição. Enquanto isso, o euro caiu uma posição na classificação, registrando uma cota de 5,43% nas transações comerciais. O iene japonês, com uma cota de 1,4%, e o rial saudita, com 0,56%, também permanecem no top cinco das moedas de destaque no comércio internacional.
Além disso, o yuan chinês demonstrou seu poder não apenas nas transações comerciais, mas também nas transações internacionais, registrando um recorde de 3,71% em setembro, um aumento notável de 0,24 ponto percentual em relação ao valor de agosto.
Em contrapartida, o dólar viu sua cota diminuir 1,45 ponto percentual no mês, caindo para 46,58%. O euro, por outro lado, fortaleceu sua posição, com um aumento de 0,38 ponto percentual, atingindo 23,6%.
O SWIFT, que foi durante anos o principal sistema de processamento de pagamentos, enfrentou mudanças significativas desde 2014, quando países ocidentais ameaçaram desconectar a Rússia do sistema pela primeira vez. Como resultado, alternativas começaram a ser desenvolvidas, incluindo o Sistema de Transferência de Mensagens Financeiras na Rússia e o Sistema de Pagamento Interbancário na China. A Índia também lançou seu próprio sistema de transferências, refletindo uma tendência global em direção à diversificação das opções de transações financeiras.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from News Veritas Brasil (NV)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




